segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

REGULAMENTO GERAL DA FINAL DO XXIX ESTADUAL

REGULAMENTO GERAL DO XXIX CAMPEONATO ESTADUAL DE XADREZ

I – DO EVENTO

ART. 1.º - O XXIX CAMPEONATO ESTADUAL DE XADREZ será um evento a ser realizado nas datas de 04(Quinta),05 (Sexta), 06(Sábado) e 07(Domingo) de Dezembro de 2014. O local do evento será no CLUBE CAPABLANCA DE XADREZ, Rua José Antônio 1.266 Centro, Campo Grande, MS. Ele será realizado pela CAISSA EVENTOS com chancela da FESMAX (Federação Sul Mato-Grossense de Xadrez), apoio do Clube Capablanca e valerá rating clássico da LBX(Liga Brasileira de Xadrez).

II – OBJETIVOS DO EVENTO, DA INSCRIÇÃO, DA PARTICIPAÇÃO, E DA SUBSTITUIÇÃO

ART. 2.º O XXIX CAMPEONATO ESTADUAL DE XADREZ têm como finalidade principal apontar o campeão pela FESMAX, na Categoria Absoluto, modalidade de xadrez Clássico, da XXIX Edição, correspondente ao ano de 2014.

ART. 3° - Irão participar do evento os enxadristas que obtiveram as vagas (06 vagas) no OPEN MS 2014 realizado em Novembro deste ano. Caso os jogadores classificados e convocados não possam jogar, serão convidados os suplentes. Participarão também, o atual campeão, MARCELO GRALHA, e um convidado por índice técnico da organização, JOSÉ NOGUEIRA. Completando assim os oito enxadristas que irão definir o título nesta edição do Campeonato. A princípio então, são eles: MARCELO GRALHA, JOSÉ NOGUEIRA, MARCELO LOPES, ROBSON SOUZA, ORLANDO SILVESTRE, RUBENS GAZINEU, EDIVALDO SÁ, FERNANDO FREIRE.

ART. 4° - Estes jogadores citados, que aceitaram participar, precisam efetuar o pagamento da sua inscrição até no máximo dia 04-
11-14 às 19h00, O valor simbólico estipulado é de R$ 20,00 (Vinte Reais), pagamento feito pessoalmente,  no local dos jogos.

ART. 5° - Jogadores que não confirmarem sua inscrição (com o pagamento do valor desta) na data estipulada, perderão a vaga conquistada nos classificatórios ou por convite, e não serão substituídos.

ART. 6° - Vetado.
ART. 7° - Vetado.


ART. 8.º - O Torneio é fechado, somente para os classificados/convidados.

III – FÓRMULAS DE DISPUTA, TEMPO DE REFLEXÃO E CRITÉRIOS DE DESEMPATE.

ART. 9.º – O sistema de disputa é o Schuring (Round Robin), pelo software SWISS PERFECT em sete rodadas . As leis do xadrez da FIDE (com as recentes alterações de Julho de 2014) serão orientadoras para o evento, sendo seguidas pela organização e jogadores.

ART. 10.º – O XXIX CAMPEONATO ESTADUAL DE XADREZ terá um tempo de reflexão de 1h+30s de acréscimos desde o primeiro lance, para cada jogador, em relógios digitais. Caso estes apresentem defeito, poderão à falta de outro digital, serem substituídos por relógios analógicos, sendo então o tempo total a ser colocado, de 1h e 30min. para cada jogador.

ART. 11° - Os empates entre os primeiros colocados (somente os de maior pontuação) na classificação final serão decididos únicamente por uma série de matchs
. Começando por jogos no ritmo pensado, se necessário, jogos no ritmo rápido e se necessário, jogos no ritmo blitz. O tempo exato de cada ritmo e a quantidade de jogos, será decidido de igual maneira que as datas dos jogos; em comun acordo dos jogadores envolvidos e a organização.

ART. 12° - Os jogos para desempate destes jogadores, ocorrerão em datas a serem marcadas posteriormente pela Organização em conjunto e acordo com os jogadores envolvidos.

ART. 13° - Para fins de classificação apenas, os jogadores com a segunda maior pontuação em diante, no final das rodadas, terão seu desempate por critérios técnicos, sendo eles nesta ordem: Confronto direto, Buchholz Medianos, Buchholz Totais, Berger e Número de Vitórias.

IV – DOS DIREITOS DE IMAGEM

ART. 13° - Os participantes e o público autorizam e cedem o direito de uso de seu nome, voz e imagem para a divulgação em toda a mídia impressa e eletrônica sem nenhum ônus e por prazo indeterminado. Assim também, permitem e concordam com a divulgação no sistema PGN das suas partidas durante o evento, no blog da Organização.

V – DA ANOTAÇÃO

ART. 14° - É obrigatório a notação algébrica nas planilhas cedidas aos jogadores pela organização, inclusive nos últimos cinco minutos do seu tempo total quando a anotação ainda é obrigatória, (para relógios digitais com acréscimo de pelo menos 30s de tempo, a obrigação permanece), de acordo com a Lei do Xadrez da FIDE. Os jogadores deverão anotar em letra legível e poderão fazê-lo em duas vias se assim desejarem.

ART. 15° - O jogador pode primeiro anotar o lance e depois realizá-lo ou primeiro realizar o lance e depois anotar, sendo o acionamento do relógio sempre por último. O jogador que anotar um lance primeiro, mas não realizá-lo, por mudar de opinião, pode modificar sua planilha e aí realizar o lance. O jogador não pode ficar sem anotar os lances por mais que dois lances consecutivos, sob pena de ser advertido e posteriormente penalizado.

ART. 16° - O jogador que por erro, deixar algum lance sem anotar, e quiser copiar da planilha do seu adversário, poderá fazê-lo, desde que peça a planilha emprestada ao seu adversário e use o seu próprio tempo para atualizar sua planilha.

ART. 17° - As planilhas são de propriedade do Organizador do evento.

IV – DAS INSCRIÇÕES

ART. 18.º – Estão previamente inscritos os 06 jogadores que fizeram jus às vagas para esta final, na competição que serviu de classificatório para tal, o MS OPEN 2014, também estão previamente inscritos, o atual campeão estadual, Marcelo Gralha, e o convidado da Organização, José Nogueira.

V- DIRETOR E ÁRBITROS

ART. 19.° - O Diretor do Torneio será o Sr. Nazir Salim (VP Técnico da Fesmax), o Árbitro Principal será o Sr. Danny R. Dávalos – Árbitro Geral Fesmax, Árbitro CBX ID 248 e Árbitro LBX.

VI – COMITÊ DE APELAÇÃO E RECURSOS

ART. 20.° - Fica designado que o comitê de apelação será composta por 03 jogadores (sorteados previamente no congresso técnico, e se um deles estiver envolvido, novo sorteio para um suplente far-se-á), o Diretor do Torneio e o Árbitro Principal.

ART. 21.° - O jogador que se sentir prejudicado por algum ato relacionado as regras do torneio ou do jogo, praticados pelo árbitro principal, poderá entrar com um recurso (Entregue por escrito ao árbitro principal e assim que acontecer o fato, com tempo máximo de 20 min. Antes do início da próxima rodada e tempo máximo de 24h após a última rodada ou divulgação da classificação final), sendo condicionado a entrada do recurso no comitê de apelação, ao pagamento do valor de R$ 200,00 (Duzentos Reais) como caução, e que só serão devolvidos se o comitê julgar procedente a sua reclamação. Caso contrário o dinheiro ficará com a organização do evento, especificamente, com a CAISSA EVENTOS.

VII – DOS ATRASOS, AUSÊNCIAS, ADIAMENTO OU ANTECIPAÇÃO DE PARTIDAS

ART. 22°- Havendo comum acordo, e com anuência do Diretor do Torneio, os jogadores poderão adiar ou - preferivelmente - antecipar suas partidas, sendo o fato comunicado aos demais jogadores e divulgado na internet.

ART. 23° – O tempo de espera para efetivação do W.O. será de 60 minutos. Após esse prazo o jogador será declarado ausente e perderá a partida por W.O.

ART. 24° - Não haverá possibilidade de solicitação de BYE Ausente.

VIII – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

ART. 25° - O Apêndice G da Lei do Xadrez (após recente alterações) não será aplicado.

ART. 26° –A premiação será de Troféus para o 1°,2° e 3° Lugares e medalhas do 4° ao 8° lugar.

ART. 27° – Empates (de comum acordo) nos jogos só poderão ocorrer após 20 Lances (para ambos os jogadores) e com o consentimento do Árbitro.

ART. 28° - Os participantes deverão vestir trajes apropriados a uma competição enxadrística de alto nível. Não será permitido o uso de regatas, bonés, shorts, bermudas e chinelos.

ART. 29° - PROGRAMAÇÃO:

Local: Clube Capablanca de Xadrez
Rua José Antonio, 1.266 no Centro de Campo Grande (MS).

Congresso Técnico: Quarta-feira 03/12, às 18:30h no local do evento.

Primeira rodada - quinta-feira, 04/12, às 19h00

Segunda rodada - sexta-feira, 05/12, às 14h00

Terceira rodada - sexta-feira, 05/12, às 19h00

Quarta rodada - sábado, 06/12, às 14h00

Quinta rodada - sábado, 06/12, às 19h00

Sexta rodada - domingo,07/12, às 09h00

Sétima rodada – domingo, 07/12, às 15h00


Premiação (em caso de decisão sem necessidade de matchs) - 18:00 hs

ART. 28° - No horário marcado, os relógios dos jogadores das negras será acionado, mesmo que nenhum jogador da mesa esteja presente. O tempo marcado para início das rodadas será rigorosamente cumprido. O jogador será responsável de cuidar do dia e horário da sua partida. Caso haja mudança de dia e horário para alguma partida, o horário estabelecido então, será obedecido. Previamente de comum acordo entre os jogadores e com anuência do árbitro e diretor do evento. Para tanto, será observado o emparceiramento oficial e definitivo, a ser publicado no blog, antes do início da primeira rodada.

IX- DAS OBSERVAÇÕES GERAIS

a) A área de jogo fica estipulada pelo árbitro como todo o recinto do Clube, incluindo banheiro.O jogador precisa comunicar ao árbitro a intenção de abandonar a área de jogo para se dirigir a outro lugar, para que este autorize.

b) Os celulares ou outros aparelhos similares, quaisquer eletrônicos, estão proibidos. Os jogadores não podem portar. O Árbitro irá designar um local onde os jogadores terão que entregar os aparelhos, desligados, e retirá-los somente ao final da partida. Qualquer descumprimento nesta regra, ocasiona perda da partida. Espectadores devem manter seus celulares no silencioso.

c) É vedado ao participante se ausentar da área de jogo sem comunicar ao árbitro.

d) Os relógios deverão ser manipulados com cuidado.


e) Será permitido que os jogadores que terminaram suas partidas ou espectadores, tirem fotos dos jogadores ainda em disputa no tabuleiro, desde que seja sem o uso do flash, e sem incomodar aos jogadores. Caso algum jogador reclame de tal atitude, a permissão fica revogada e permitida somente nos 5 primeiros minutos de cada rodada, na mesa onde estiver o jogador que efetuou a reclamação.

f) O lance ilegal será punido, na primeira vez com o acréscimo de 2 min. ao tempo do adversário, na segunda vez, ocasiona a perda da partida ao jogador infrator.

g) O jogador deve cuidar dos seus resultados, acompanhar na planilha no computador do árbitro, ou afixados no mural do clube, ouvir a classificação parcial, e reclamar sempre antes do início da próxima rodada, se houver algum erro de lançamento. Caso não faça assim, perde o direito a reclamação.

h) Espectadores e jogadores que terminaram suas partidas, não podem participar de nenhuma maneira nos jogos em andamento.

i) O árbitro poderá atribuir penalidades que vão da simples advertência à expulsão do evento.

j) O árbitro, caso esteja observando a partida, pode se pronunciar e indicar lance ilegal efetuado ou queda de seta.

Casos omissos deste Regulamento serão julgados pela Organização do Torneio.

Danny Dávalos
Árbitro Geral - FesmaX

Nenhum comentário:

Postar um comentário